Não é raro ouvirmos alguém reclamar de dor nas costas. Com a idade, esforço, movimentos incorretos além de outras doenças, pode-se causar esse transtorno que muitas vezes acaba com nosso dia.
Nossa coluna vertebral é composta por 33 ossos ou vértebras que sustentam o corpo, permitindo os movimentos e protegendo a medula, mas o mais importante é a maneira como a tratamos, ou deixamos de tratar. Carregar peso excessivo, postura incorreta e o desgaste que nosso organismo sofre com o tempo podem causar muito mal estar e dor. Alguns sinais de alerta para problemas de coluna são: dor persistente por mais de 3 semanas, piora da dor ao erguer o joelho ou ao girar a cintura, dor após traumatismo ou acidente, irradiação da dor para as pernas, dificuldade de controle urinário ou de evacuação e piora da dor ao deitar e levantar. É hora de procurar um médico.
A melhor forma de prevenção para as doenças da coluna são as atividades física e fisioterapêutica (RPG, pilates, hidroterapia, academia, fisioterapia e outros). A atividade pode ser de acordo com a preferência do paciente, mas deve o especialista em coluna identificar os pontos a serem trabalhados com ênfase.
Deixar a dor de lado ou usar medicamentos sem avaliação médica podem aumentar os problemas e levar até uma cirurgia invasiva. Por tanto, “não deixe para amanhã o que podes fazer hoje”, dê mais atenção ao seu corpo e evite problemas maiores.
Por Mariah Rosa Pires
Jornalista e Diretora ACG Home Care