Cuidar Mais

Revista virtual da ACG Home Care. Aqui você terá dicas de como manter sua vida com mais qualidade, saúde e bem estar!

Saiba o que é e como age o HPV, causa de doença do ator Michael Douglas

Deixe um comentário

Michael Douglas causou polêmica na imprensa de todo o mundo após ter revelado em entrevista que acreditava ter desenvolvido câncer na garganta por conta do vírus HPV, contraído por sexo oral.

img518abd9c094cb“É uma doença transmitida sexualmente”, disse Douglas, referindo-se ao vírus do papiloma humano (HPV). Michael Brady, médico especialista em saúde sexual, explicou que o sexo oral pode ter contribuído para o câncer do ator, vencedor do Oscar pelo filme Wall Street – Poder e Cobiça. No entanto, Brady deixou claro que é difícil indicar a prática como a única causa.

O astro, casado com Catherine Zeta-Jones, assume que ter fumado e bebido muito também podem ter contribuído para o desenvolvimento da doença contra a qual ele tratou com  quimioterapia por seis meses entre 2010 e 2011.

Conheça o papiloma vírus, conhecido como HPV e os tipos de câncer que esse vírus altamente transmissível pode causar:

1 – O papiloma vírus (HPV) é transmitido pelo contato sexual e, em mulheres, pode causar o câncer do colo do útero.

2 – O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum nos Estados Unidos.

3 – O HPV pode ser transmitido tanto por homens quanto por mulheres, geralmente por contato genital. Também pode ser transmitido por parceiros do mesmo sexo, mesmo quando a pessoa infectada não apresenta sintomas.

4 – O HPV pode ser transmitido pelo sexo oral.

5 – Embora o câncer de garganta esteja relacionado a hábitos como beber e fumar, podem ocorrer casos da doença nas amídalas e língua que estão relacionados ao HPV.

6 – O câncer não é contagioso, mas o vírus sim.

7 – Nos Estados Unidos, o HPV é responsável por até 80% de tumores das amígdalas e na parte posterior da língua.

8 – O paciente típico é descrito como um homem saudável, entre 40 e 50 anos, não fumante.

9 – Na Grã-Bretanha, o número de cânceres de boca e da garganta aumentaram 40% em apenas uma década, equivalente a 6.200 casos por ano, segundo o “Cancer Research UK”, que atribui o crescimento ao HPV.

10 – Os sintomas de câncer na região bucal são úlceras persistentes, dor, manchas descoloridas e dificuldade de mastigação e deglutição.

11 – Homens são aconselhados a verificar nódulos no pescoço ao fazer a barba.8hpv

12 – Homens e mulheres devem prestar atenção na parte de trás da garganta enquanto escovam os dentes.

13 – Tratamentos como a quimioterapia, radioterapia e cirurgia são frequentemente bem sucedidos na boca e na garganta para os casos de câncer causados pelo vírus.

Confira o mapa do câncer no Brasil.

Fonte: Terra

Autor: cuidarmais

Esta é a revista virtual da ACG Home Care. Aqui você terá dicas de como manter sua vida com mais qualidade, saúde e bem estar!

Deixe um comentário